Dicas de hábitos e alimentação equilibrada nas férias para manter a forma

Dicas de hábitos e alimentação equilibrada nas férias para manter a forma

Publicado por: Villa Piva Publicado: 18/12/2020 Comentários: 0

As esperadas férias de fim estão chegando, e nós sabemos que é muito mais difícil conseguir manter a alimentação equilibrada e nossos hábitos saudáveis quando saímos da rotina e tiramos dias de folga. Ainda mais quando lembramos que as festas de fim de ano estão chegando e as ceias de Natal e Ano Novo são preparadas com tanto carinho e sabor pelas nossas famílias.

É normal aproveitar o final do ano e desfrutar das comidas dessa época que não estão no nosso cardápio habitual e não se cobrar tanto. Mas, é importante estabelecer alguns limites para que seja possível manter a alimentação equilibrada e pôr em prática alguns hábitos que vão auxiliar a permanecer focado e alcançar os resultados após as férias.

1 - Não deixe de se hidratar

A hidratação é uma das principais fontes de saúde do nosso corpo, ela regula o nosso organismo ao eliminar as impurezas acumuladas e também previne doenças, fazendo parte de uma alimentação equilibrada. O consumo de água recomendado varia de acordo com o peso e altura de cada pessoa, sendo por volta de 1 a 2 litros de água por dia.

Uma outra ótima fonte de hidratação e que ajuda a manter uma alimentação equilibrada é a ingestão de água de coco 100% natural, possuindo também muitos nutrientes e minerais.

2 - Coma com consciência para uma alimentação equilibrada

Sempre que tivermos a opção de buscar uma alimentação equilibrada, devemos com consciência pensar na melhor opção para o nosso corpo. Optando por alimentos grelhados à fritos, naturais à industrializados, bebidas saudáveis como sucos e chás naturais ao em vez de refrigerantes, entre outros.

O segredo para uma alimentação equilibrada é saber quando devemos ter limite. Não há problema algum em matar a vontade de pratos específicos das festas de fim de ano e até aproveitar as férias e ir em um restaurante diferenciado, mas o importante é comer até se sentir saciado, nunca exagerando e também não comer alimentos fora da dieta todos os dias.

3 - Pratique atividades físicas

Não deixe de praticar atividades físicas, elas são fundamentais para a manutenção do corpo e na queima de calorias. Mas é possível mudar e explorar novas maneiras de se exercitar para fugir da rotina e deixar a prática mais divertida e relaxante. Uma boa aposta, principalmente no calor, é buscar atividades ao ar livre e que tenham contato com a natureza, como andar de bicicleta, caminhadas e corridas, praticar esportes na praia, entre outros.

4 - Dia detox

Se sentir que exagerou muito após Natal e Ano Novo, faça um dia detox para voltar com a alimentação equilibrada. O ideal é fazer um dia com alimentação leve, regado a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes e inserir sucos detox e chás estimulantes para desinchar e eliminar o excesso de toxinas do corpo. 

5 - Trace novas metas

Traçar novas metas para o novo ano que está para se iniciar é muito importante para se manter motivado no período de férias. Também é uma forma para incentivar a não perder o foco na alimentação equilibrada e nos hábitos saudáveis.

Com o tempo livre que temos a mais durante as férias é possível tentar se desafiar na prática de exercícios, buscar melhorar o desempenho em alguma atividade que goste de fazer. Isso não vale somente para o corpo, mas também para trabalhar a mente, pois é uma forma de autocuidado.

Tags: alimentação, saúde, bem estar, dieta, natural, férias

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